quarta-feira, março 29, 2017

Castelo de Almourol

Num fds curto em PT, faz-se por dar um passeio e fomos revisitar o castelo de Almourol. Uma pesquisa rápida na internet deu-nos o contacto e ficámos com tudo organizado. Fomos recebidos pelo sr Luís Pardal da Tritejo que tem 15 anos de experiência de barqueiro e estão desde o início do ano a tentar dinamizar a zona com os passeios de barco. 
Mas não foi só o transporte do cais ao castelo que tivémos, o sr teve sempre uma enorme disponibilidade para com a família, partilhar ideias e curiosidades, e até guiar pelo castelo.
Se não fosse a simpatia e conhecimento, nunca teríamos ficado a saber que do castelo havia um túnel de 12km, 6 dos quais “percorríveis” e outros tantos ruíram e podemos ver pedaços à beira-rio. Um dos túneis ia dar a uma igreja e outro a um convento, assim o Rei poderia fugir em segurança e segredo em caso de ameaça ao castelo. 
O rio Tejo tem enchentes que quase chegam ao nível da entrada do castelo. Entre altos e baixos do nível da água, o sr Luís já encontrou uma moeda muito antiga no rio. Quanto ao tesouro, houve tentativas de o encontrar, mas não se sabe se estará no castelo, no rio, no túnel… talvez um dia venha a ser descoberto!
Vale sempre a pena descobrir mais do nosso Portugal e divulgar!

Sem comentários: