quinta-feira, julho 30, 2015

Beatles platz

Uma semana de trabalho em Hamburgo, mas foi melhor que Bruxelas, deu para ir ao centro espreitar! Já lá tinha parado na cidade no regresso da road trip à Legolândia, há uns anos, mas agora deu para conhecer mais um bocadinho.
Uma das grandes vantagens de trabalhar numa multinacional é conseguir facilmente dicas de qualquer cidade-país. Ora então Hamburgo e os Beatles? Fiquei com curiosidade e fui explorar, sozinha. 
Sobrevivi, mas fiquei muito impressionada com o bairro de S. Pauli e Reeperbahn. Ninguém me avisou, desconhecimento total… pensava eu que o Red Light era em Amesterdão, mas o de cá é brincadeira de crianças ao pé de Hamburgo… enorme, degradante, sujo, lixo, sem-abrigos, bêbedos, meninas, bares com mau aspecto e restaurantes pouco convidativos, zona de turismo decadente!
Ar descontraído, mão casualmente na mala, não sabia se era perigoso ou não, ignorei chamamentos em Alemão e lá prossegui com o meu objectivo, conseguindo o que queria e voltar com todos os pertences, incluindo a máquina fotográfica. Se calhar é exagero, mas tive receio, e preferia não estar de calças de fato.
Ora então o IndraClub, Agosto de 1960, histórias da época, álcool, sexo, drogas e rock & roll! O início é sempre atribulado, o sucesso não se alcança em 2 passos a direito.
Desde Setembro de 2008 que existe a praça dos Beatles, com umas estátuas em metal, contorno do corpo inteiro. Lixo e pessoas com pouco que fazer a meter conversa bêbeda em Alemão, lá fotografei timidamente as estátuas, que tinham nome em baixo: John Lennon, George Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney e Stuart Sutcliffe.
Em redor, círculo desenhado no chão com nomes de canções, êxitos.

É giro de ver e pensar que lá estiveram. Mas para a próxima não vou sozinha! E depois notei uma falta de sentido de marketing/merchandise do comércio redondante. Vendem ímans com nomes de ruas, da cidade, de zonas. E não havia uma única loja com a Beatles Platz em íman! Eu queria dar-lhes dinheiro mas… não havia muita oportunidade. 

3 comentários:

Cláudia Caria disse...

Olá, Joana

O que te aconteceu?

JoanaM disse...

Olá Cláudia,
Tenho pensado muito no blog e que nunca esteve tanto tempo sem palavras, mas não tenho tido tempo!
Férias em PT, boas, mas depois muito trabalho, fins de semana fora, muito trabalho... pouco estou em casa, não tenho tido tempo de ligar o pc nem de preparar posts... dezenas à espera de serem escritos e centenas de fotos à espera de serem tratadas... Voltarei assim que possível!
Obrigada pela mensagem!

Cláudia Caria disse...

Estás bem ;) É o que interessa! Cá te espero!