terça-feira, setembro 10, 2013

Visita a Schiphol

Pode-se visitar o aeroporto de Schiphol, num autocarro, por zonas onde os passageiros não passam, nem está aberto ao público.
Comprei os bilhetes online, tem de se marcar hora. Não se sai do autocarro mas há legendas em inglês (estava descrito no site mas tivémos de pedir ao sr para as colocar, não estavam no início e eu já estava a ficar preocupada por perder alguns pormenores da descrição técnica), do filme que passa e mostra o mapa da zona, os pontos de interesse e fotografias.
Vimos o A380 da Emirates, no voo diário entre Dubai e Amesterdão, vem a aterrar!
O hangar dos aviões, oficinas de reparação e pintura, torre de controlo antiga, bombeiros, limpa neves (claramente insuficientes a cada Inverno!), escritórios das operações da KLM, parte dos aviões privados, os pequenitos, o asilo dos passageiros com documentação irregular... ou prisão, não percebi bem. Pistas de aterragem, a zona onde um sr anda com a sua carrinha e espantar pássaros com o megafone incorporado que emite sons de aves (que profissão!), a zona de carga, das bagagens, heliporto... 
É muito interessante, embora a série que vi da BBC (Airport Live, 4 episódios sobre Heathrow) ainda fosse mais detalhada, mas aqui vê-se ao vivo alguns pormenores.

E já que lá estávamos, outra visita ao terraço, enorme, onde se vêem vários taxis, mangas e gates, e onde positivamente, não se fuma! Que raio de tradução, ninguém estranhou antes de mandar fazer os letreiros?

Sem comentários: