sexta-feira, outubro 30, 2009

NYC – Edifícios, monumentos p2


O conhecido hotel Waldorf Astoria, que quase passa despercebido no meio de tantos prédios altos.

Parte de um edifício de uma instituição bancária.

E o grandioso Empire State, quase sempre visível de toda Manhattan, iluminado de noite, ponto de referência para orientar o turista.

Subi na visita anterior, demorou horas a chegar lá acima, de tal modo que já era de noite e não vimos bem tudo.

Dou razão a quem me aconselhou subir ao Rockefeller desta vez…

quinta-feira, outubro 29, 2009

NYC – Edifícios, monumentos p1

NY é presença constante em filmes e séries, estamos sempre a ver edifícios e monumentos conhecidos.

Edifícios na extremidade sul do Central Park.

O Chrysler andou em competição com o Empire State, para ser o edifício mais alto, só o conseguiu durante 11 meses.

Flatiron, o ferro de engomar, um dos primeiros arranha-céus cosntruídos…

Catedral de St. Patrick

O ex-hotel Plaza, agora convertido em apartamentos de luxo. Dava para visitar, às 3f e sábados, pelas 15h, mas a agenda não conciliou.

quarta-feira, outubro 28, 2009

NYC – Kleinfeld Bridal


Sábado de manhã havia marcação para a 1a prova do vestido da D, numa "loja de noivas", coisa de filme... nunca tinha entrado numa, não sei dizer se em Lisboa também são assim, mas suspeito que não.
Nesta em particular, gravam a série “Say Yes to the dress”. A loja é enorme, as salas de prova são umas 6 vezes maiores que o normal de uma loja de roupa, muitos espelhos, muitas empregadas, muitas famílias e amigos para cada noiva, vestidos ao gosto de cada uma, mil acessórios… O cartão da loja traz dicas para o dia importante, como levar alfinetes de ama extra, não entrar em pânico com nódoas de vinho, não esfregar as nódoas no vestido, …É uma experiência gira. Preparativos em curso!

terça-feira, outubro 27, 2009

NYC rev – Jantar Colombiano

Os emigrantes geralmente têm amigos emigrantes, expats, etc.
Juntámo-nos a um jantar de amigos e colegas num restaurante com comida Colombiana, em Queens, arredores, subúrbios, bem diferente de Manhattan.
Café La Nueva Restaurant

O sumo de Lulo era uma delícia, bebi quase 2 copos, mesmo sendo gigantes, muito refrescante, sabor novo muito bom!

Ajiaco Santafereño/ Colombian Chicken Soup, tinha muitas variedades diferentes de batata na confecção, com o acompanhamento de arroz e salada, era uma autêntica refeição, muito saborosa.

Bandeja Paisa (Carne Asada, Chicharrón, Huevo, Arroz, Frijoles, Maduro y Aguacate), só faltou mais fome para conseguir comer tudo, comida cheia de sabor, muito boa. A parte do porco foi distribuída pelos comensais, que adoraram, tostadinha… provei, mas não sou fã.

A comida era muito boa, o problema era o jet leg, tínhamos acordado na Europa pelas 6h30 da manhã, estávamos a jantar e a cair de sono e cansaço, para nós seriam umas 4h da manhã de um dia muito longo…

segunda-feira, outubro 26, 2009

NYC rev – Central Park

Amsterdão tem o Vondel Park, Londres tem o Hyde Park, NY tem o Central Park.
Lisboa tem…? Potencial.

Saímos do metro na 96, o parque ainda vai mais acima, é enorme. Vista lateral da Reservoir.

O circuito da corrida geralmente é em redor da Reservoir, mas com sentido! As turistas iam caminhando em sentido contrário, mas sem atrapalhar quem corria, que por vezes tinham treinador, quase sempre tinham ipod.
Muito verde, embora já a chamar as cores de Outono, esquilos enormes, pássaros, lagos, pessoas a correr, amas nos parques infantis com os miúdos, jogos de grupo, leituras, passeios de carroça ou de táxi-bicicleta.

Chafariz no Bethesda Terrace...
... onde uns srs faziam umas bolas de sabão gigantes que maravilhavam os miúdos.

O passeio é calmante e bonito, mas o parque é tão grande que o cansaço já se fazia sentir... Acumulando com o jet leg que já dava sinais de sua existência...

sexta-feira, outubro 23, 2009

NYC rev – Alojamento

Numa cidade com tanta oferta pode ser difícil escolher onde ficar. Sabe-se que se vai passar a maior parte do dia na rua a passear, mas dá jeito ter pequeno-almoço ou poder poupar nessa despesa. Pretende-se um sítio central mas também sossegado para descansar.
Andei dias, semanas, a pesquisar no bookings, expedia, sites das companhias aéreas, hotéis, hostels, apartamentos… Tinham-me recomendado sites de apartamentos, mas pelo preço ou pela indisponibilidade, não se concretizou a reserva.
Finalmente descobri o Feel NYC, que também tem apartamentos em Paris e Barcelona. Não encontrei muitas referências fora do site que me pudessem garantir a fiabilidade, apenas notas positivas, mas também não encontrei queixas que me fizessem recuar. E perante o preço convidativo e a localização desejada… avançámos. Paguei um sinal pelo sistema Paypal, mesmo não tendo conta, paguei com cartão de crédito. O restante valor foi pago em dinheiro no check-in mais um depósito que foi devolvido no check-out. Tinha contactos do dono, da empregada e de um amigo. Correu tudo muito bem.
As fotos do site correspondem exactamente ao apartamento. O computador estava sempre ligado, foi muito útil para comunicar com a família, skype incluído, podia fazer chamadas para a cidade. Só liguei a TV um dia para ver o que tinha, nunca usámos o dvd ou aparelhagem. A estante estava cheia de livros interessantes da cidade, guias, e também de outros países, e temas diversos. Não usámos a sala para refeições, só tomamos o pequeno almoço em casa, usámos o frigorífico e o micro-ondas. Tinha toalhas e roupa de cama, aquecimento, AC, até chapéus de chuva.
Excelente localização, tinha visto a fachada do prédio no google maps com o street view. Supermercado completo na esquina, para além do Dunkin Donuts aberto 24h, onde parámos assim que saímos de casa… ai a gula! Em preparação para o Halloween, veio um donut de abóbora!

Ainda bem que o meu voo com a NW-DL correu bem, aparentemente os pilotos não adormeceram, não voaram mais do que o destino nem aterraram no taxiway em vez de na pista…

quinta-feira, outubro 22, 2009

NYC rev – Viagem

Não consegui arranjar companhia para ir comigo à Califórnia, voar para SF e descer até LA, passar uma noite em Las Vegas, dar um pulo ao Grand Canyon… deixei o guia e o mapa já comprados de lado, fica para uma próxima oportunidade.
A mudança de planos levou-me a revisitar NYC, desta vez com a mammy. E depois uns dias de descanso e dolce fare niente com a Diana, na Riviera Maya, México.

Começando pela viagem… marquei pelo site Rumbo, depois de muita pesquisa. E convém espreitar o site .es, .fr, etc. É como reservar pelo Expedia.nl ou .com. os preços variam... Como quando pesquisamos o mesmo voo várias vezes, com o mesmo IP do PC e os preços aumentam automagicamente... estratégias...
Entre ir para PT e sair de lá com a TAP ou parceira e vir a mammy para Ams e sairmos daqui… ficou claramente mais barato partirmos daqui.
Preparámos os formulários ESTA, passaportes em dia com assinatura electrónica, morada de onde íamos ficar. Os ESTA não serviram para nada, tivémos de preencher na mesma os formulários verdes e os azuis, os questionários que tentam saber se somos terroristas, se temos intenção de trabalhar nos EUA, se levamos comida, se estivémos em contacto com produtos tóxicos, etc. Depois o scan de todos os dedos das 2 mãos, mais a foto digital. Nos raio-X toca de tirar os sapatos, etc.
O voo era KLM-Northwest-Delta Airlines.
Fizémos check-in em casa e despachámos as malas numa máquina em Schiphol, que avariou várias vezes e demorou mais que as filas do atendimento normal do lado. De qualquer modo tivémos sorte, as malas chegaram sempre aos destinos, sem problemas de cadeados, sem serem (aparentemente) revistadas.
Na ida o avião era Delta, tripulação despachada, americana, seniors. Já há muito tempo que não comia uma refeição quente num avião, sem ser sandes. Não era má, o típico frango ou massa, com atenção para passageiros diabéticos, vegetarianos, etc, que pedem com antecedência. 2a refeição... pizza... estávamos a ir para a terra do fast-food pois então! Já eu estava com saudades de fruta e iogurtes... Havia ecrãs espalhados pelo avião, deram auscultadores pobrezinhos que dava para tentar ouvir um dos filmes, mais todo o ruído à volta, e não eram os mais confortáveis para um voo de 9h. Toda a viagem foi feita de dia, saímos de manhã e aterrámos depois do almoço, hora local, mas deram tapa-olhos.
No regresso o avião era KLM, muito melhor, TVs individuais, comando, até tive pena que o voo fosse só de 6h (os ventos e a rotação da Terra ajudam para que a viagem O-E seja mais curta) porque queria ver uns 5 ou 6 filmes da lista. Mais entretenimento, informação do voo, etc. Auscultadores melhores, maior superfície com almofada e encaixe na orelha. O voo foi de fim de tarde-noite e não deram tapa-olhos. Outra vez o frango e a massa, mas com receita de chef, cheia de sabor e completa. Cheguei a Ams pelas 6 e picos da manhã, escuro, frio de 5 graus com vento, feels like 3… luvas, cachecol…
Voámos para JFK, um dos 3 aeroportos principais de NY. O transporte para o centro da cidade, neste caso Grand Central Station, fez-se pelos autocarros, ida e volta = 27$, um percurso fica em 15$. Demora cerca de 1h, dependendo do trânsito. De táxi seria o triplo do preço, contando com tip e portagem. Também fiz o percurso de metro, quando fui deixar a mammy no aeroporto. Custou-me 5$ com o Metrocard, demorou 1h, mais o tempo de espera. É aventuroso, de noite, subúrbios da cidade, os passageiros eram poucos e não estava muito confortável com a companhia… mas correu tudo bem. Com malas não seria uma opção muito agradável, tem de se mudar de linha e depende da estação de metro final, nem todas têm elevadores e se for a hora de ponta será uma situação a evitar. Mas será a opção mais barata, sem dúvida.
Chegámos!

Olha o Chrysler!

quarta-feira, outubro 21, 2009

Blog Obvious


De entre os vários blogs que sigo, o Obvious tem sempre coisas originais, muito pouco óbvias.
Gostava de experimentar… esta forma de calçado, de linhas elegantes e muito curiosas…

quinta-feira, outubro 08, 2009

90 anos da KLM

Ontem a Koninklijke Luchtvaart Maatschappij, qualquer coisa como Companhia Real de Aviação, Holandesa, fez 90 anos, é a mais antiga companhia aérea que se mantém em operação utilizando o mesmo nome com que nasceu.

Como tal, vai de ter uma promoção de viagens a 90eur. Ena, tudo ao site!
Ora bem, não é o caso de ser publicidade enganosa, mas quase. É de louvar que o percurso seja Lisboa – Amesterdão, que eu saiba nunca vi a TAP com promoções de viagens sem ser com partida de Lisboa. Mas não se aplicava para Amesterdão – Lisboa :(
E tentando apanhar a promo de 90eur, percebi que se alguém quisesse viajar dia 17 de Novembro e voltar dia 24 (ambas 3f), pagava só 89.46eur… nem chega a 90eur!

Enfim, a piada entre tugas foi que… seguindo a ordem de ideias, então a TAP tem 300 anos, pelo valor que cobra pelas viagens… com maus horários… é que nem ter visitas de fds nem visitar num fds, com horários destes, não dá jeito a ninguém! Nem há mais oferta de voos directos, nem low-costs...

Bom, altura de nova pausa, vou ali ao outro lado empaturrar-me de Dunkin Donuts e Enchiladas. Vou trazer muitas fotos e histórias para contar.
Hoje está sol, viva um dia bonito!!!

quarta-feira, outubro 07, 2009

Op de hoek


Em cada quarteirão há uma casa/prédio de esquina.

Não são permitidas antenas parabólicas no centro da cidade, mas há publicidade e comércio, que acaba por afectar a imagem dos edifícios.

Este foi o que me captou a atenção para reparar nas esquinas.

segunda-feira, outubro 05, 2009

Sintomas de Inverno

Ainda há folhas nas árvores, a amarelecer, mas se a previsão da temperatura é mín 6 e máx 14… os 6 já lembram o Inverno!

Já está frio e as mãos gelam, mas ainda não comecei a usar luvas nem chapéu/boina.
Em PT ainda se vai a banhos no Algarve…
Já voltaram as roulottes de ollie bollen/bolas de óleo… pronto são bolas de massa frita e dizem que as de maçã são boas, parecidas com sonhos.
Já se vende kruidnoten, uns biscoitinhos que o sr SinterKlaas e os seus Zwarte Piets distribuem no dia… 5 de Dezembro.

Já se voltam a vender os chocolates com as iniciais dos nomes, que se oferecem no SinterKlaas, e depois desse dia desaparecem das lojas e já não se vai a tempo de comprar para oferecer no Natal.
Já se vendem as agendas de 2010. Qual holandesa antecipada, já comprei a recarga para o meu filofax.

Não falta muito para começar a comprar castanhas e batata doce para assar no forno…
É altura de começar a apreciar dias como ontem em que se viu céu azul e sol, embora frio de gelar as mãos e a água da torneira. Enquanto que Sábado choveu e estava uma ventania doida, só com coragem se saía de casa, e hoje está cinzento... Sortudos daqueles que têm feriado, por cá é coisa rara!

sexta-feira, outubro 02, 2009

Cores de Outono

O Outono chegou há mais de uma semana. Já estamos com dias cinzentos e chuvinha. Passo debaixo das árvores, abro a mão e apanho folhas em queda, as cores outonais vão-se instalando.

De manhã já tenho de acender a luz em casa e a bicicleta também já vai estando iluminada enquanto pedalo. O edredon já substituiu a colcha. Na área da sapataria, já não é gellezig andar de havaianas em casa, já saíram do armário as pantufas «meia estação« e tenho de calçar meias… Também já voltaram as botas, porque já não está tempo para as «sabrinas«, as sandálias já foram guardadas há muito. Este fds devo mudar a «roupa de Verão para Inverno«. Continuam-se a ver turistas de calções e tshirt mas também já os vi com cachecóis grossos e protecções nas orelhas. Já não está calor mas também não faz assim tanto frio, é o tempo assim-assim. As temperaturas por cá andam nos 7-15 e em Lisboa andam nos 15-27. (suspiro)

Mas também estamos em rentrée, a Anatomia de Grey está de regresso e os Masterchefs da BBC1 continuam a deliciar os olhos com pratos cheios de imaginação e arte. Porque é que eles comem todos com o garfo… «ao contrário«? Virado para baixo… eles é que são os chefs…

Hoje decide-se onde vão ser os J.O. de 2016: Chicago, Tokyo, Rio de Janeiro ou Madrid?

Há sempre um lado positivo, hoje é 6f, a semana correu bem e mais logo há panquecas com amigos. Bom fds!