sexta-feira, novembro 20, 2009

NYC rev – Ruas


Numa cidade projectada geometricamente, as ruas e avenidas têm geralmente números. Parece que lhe falta conteúdo, homenagens a personalidades ou lugares, preferindo uma numeração simples… mas dá muito jeito para uma pessoa se orientar… a partir do momento em que aprende a ordenação das avenidas «verticais» e ruas «horizontais».

Faltou-me a foto da 5a Avenida… que divide a parte Este da Oeste, que aparece nas moradas.

Para circular há milhares de táxis amarelos que, consoante o turno e disposição, podem levar o passageiro ao seu destino, ou recusarem-se a fazê-lo... se nos virem com malas até podem parar a querer levar-nos ao aeroporto.

A rede do metro é antiga mas funcional, Comprámos 1 metrocard e carregámos com dinheiro (20USD dá direito a 15% de crédito adicional, nem era preciso os 20 para ter esse ganho), que ia descontando a cada viagem. Dava para as 2, uma vez que para sair a cancela não precisa de cartão. Talvez até ficasse mais barato se tivéssemos comprado passe de 7 dias, mas sabíamos que íamos andar muito a pé.

Andámos quilómetros a pé todos os dias, a cidade é plana e as distâncias são grandes. Mas com tanto para se ver e ir vendo, tem de se aproveitar!

Sem comentários: