terça-feira, setembro 15, 2009

Concerto de Coldplay - Nijmegen

Os bilhetes estavam comprados desde final do ano passado…
Nijmegen não é em Amesterdão, é longe... tinha ideia de ir de comboio, mas depois do F me ter dado tampa (foi de ferias para PT) tive de arranjar nova companhia e ele preferiu alugar carro. Má ideia, demorámos 3h a chegar lá, tive de “jantar” uns fritos horrorosos (nem as batatas fritas sabiam bem…) e não consegui chegar à parte da frente da “plateia”, fiquei perto da barreira… :(

Era ambiente de “festival”, não vi a 1a banda de suporte e vi o fim da 2a, White Lies, não me prendeu a atenção.
Felizmente havia um email enviado aos compradores dos bilhetes com o horário de cada banda e sabia que os Coldplay só iriam subir ao palco pelas 21h.

À parte de uma chegada tardia e atribulada, ao fim das primeiras músicas já estava muito contente de ali estar.
Ao vivo nunca desiludem e fazem versões curiosas e diferentes do que se ouve nos álbuns. Para além do palco principal, deslocaram-se para 2 outros pontos para estar mais próximo do restante público.
Houve fogo de artifício no Fix You e no fim do concerto.
Houve balões gigantes amarelos no Yellow.

Houve milhares de borboletas em papel colorido no Lovers in Japan.
Houve muita interacção com o público (em PT ainda seria melhor). Houve improvisação, versões acústicas e enganos, com pedidos de desculpa e correcção.
Houve Billie Jean num tributo ao MJ. Filme do ecrã, já que nesta altura eles estavam do lado esquerdo e eu não os conseguia ver, tinha a casinha do técnicos de som/computadores no meio.

Houve parabéns a um dos músicos que fazia anos no dia seguinte. E uma música desconhecida, parecia lenga-lenga de crianças.

Houve cd gratuito para todos, distribuído à saída, download possível no site. Espreitar também alguns vídeos fantásticos deste álbum.
Felizmente não houve muito trânsito para sair de lá, talvez tenha tido sorte. Mas o trânsito em redor de Nijmegen foi tão grande que foi motivo de noticiário, críticas e análises por parte das entidades, foi um caos… Já com o concerto dos U2 foi muito mau para sair do estádio de carro. Lição aprendida, no próximo concerto grande que houver vou de comboio!

Houve concerto dos bons! Viva os Coldplay!

Sem comentários: