quarta-feira, agosto 19, 2009

Fds na Côte d’Azur p1


O fds de visita ao Nuno e Rita foi marcado em Março, mas se soubesse tinha pedido um dia de férias para poder gozar mais o Verão maravilhoso que havia por lá!6f por volta das 17h estava a aterrar em Nice, com o aeroporto cheio de pequenos jactos privados e helicópteros, informações em francês, inglês e italiano. Na wc troquei os sapatos pelas havaianas e vesti o biquini. Saí cá para fora e estava um calor abafado e húmido maravilhoso... no aeroporto via-se logo Porsches a buscar as visitas, também para o Mónaco, que é muito perto. E os tradicionais Renaults, mais que Citröens.

Pela Promenade des Anglais, estacionámos num parque perto da Ópera.

Às 18h15 estava numa praia (de pedra) em Nice, a dar um mergulho na água de temperatura agradável, cuja cor é de um azul artístico, quase a parecer “radioactivo”, maravilhoso.

Na praça Massena, recentemente restruturada para incorporar os modernos trams, há espaço para passear, descansar, jardim verde...

... e estátuas com figuras humanas, que de noite se iluminam e trocam de cores.

As placas das ruas têm geralmente duas inscrições, uma será mais antiga, em dialecto local niçoise... embora por vezes também pareça nomeclatura antiga por não ser parecido com o actual.

Por Nice “velha”, as ruas são estreitas e as cores e janelas são características da zona, ocres e portadas de madeira, será o mesmo na vizinha Itália. Jantámos num indiano muito simpático, atendimento excelente.

Um gelado no Fenocchio de entre mil sabores, alguns muito curiosos como Cacto ou Cerveja. Escolhi um Piñacolada muito muito bom.

Pela Promenade até a um dos portos, passa-se pelo monumento às vítimas da 1ª e 2ª Guerras Mundiais.

Um Kir bem fresquinho numa das muitas esplanadas terminou em beleza a 6f.

Viva Nice!

4 comentários:

Rita disse...

Foi realmente em grande essa sexta-feira! Mas ainda há um fds inteirinho para contar e que foi muito, muito bem aproveitado :)
Bjinho,
RitaV

João Pedro disse...

Obrigado amiga por partilhares connosco as tuas viagens, pensamentos e ideias.
No caso das viagens acabamos por ver o mundo pelos teus olhos e ver nas tuas fotos particularidades e prespectivas que possivelmente a nós no teu lugar passariam desapercebidas. Continua sendo sempre muito agradavel ler os teus posts ao longo destes meses.

Bjs algarvios :)

João Pedro

Barbosa disse...

Jana, vai-te preparando para uma visita invernal. Logo que saiba a data da primeira neve digo-te :-)

Susana Gomes disse...

Não me digas que não te foram esperar ao aeroporto de Jaguar?! :) :) :)

Que fds em grande!