segunda-feira, maio 25, 2009

Houseboat Museum


O canal Prinsengracht é o que tem mais barcos-casa.

O Houseboat Museum fica em frente à Elandsgracht e é curioso de visitar.

Existe guia de visita em mais de 22 línguas, português incluído e sem erros!
Um pequeno vídeo mostra outros barcos e algumas fotos caricatas do que pode ser o dia-a-dia desde tipo de habitação, incluindo quando os canais gelam, leva-se o sofá e o candeeiro para o meio do gelo e lê-se o jornal!

Aqui viveram várias pessoas até recentemente, e é impressionante o espaço que se tem no interior!

Com ligação a terra, está garantido o fornecimento de gás, água e electricidade, as wc são tão modernas quanto se queira.

Hoje em dia já não há lugares disponíveis para novos barcos em Amesterdão, estão todos ocupados. Paga-se um imposto elevado mas é um tipo de habitação que atrai os holandeses e se vê por todo o país.
De x em x anos, acho que 2, são levados para a doca seca onde são reparados, repintados, revistos... E depois voltam ao "poiso". Uma desculpa frequente para se chegar atrasado ao trabalho, é a questão das pontes, que levantam para deixar passar barcos. Que por vezes têm carros lá dentro. Ainda não percebi como entram e saem os carros...
A esplanada privativa é quase sempre garantida!

2 comentários:

Presépio no Canal disse...

Temos de lá ir, sim senhora! :)
Já vi que promete :)

Lewis disse...

Só visitei uma barco-casa (ou casa-barco??). Foi a casa dos gatos (Pozenboat),acho que fica num dos canais para o lado esquerdo da central station (se não me falha a memória, já la vão 2 anos). Havia um que era o museu das Tulipas, mas n visitei (acho que ficava em frente à casa da Anne Frank!!??).