quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Sopa de peixe (à M.A.R.)

Para não ir à falência com aulas a vulso todos os dias a 10eur, ontem fiquei em casa a tratar da preparação para os oscars e fiz sopa de peixe.
Receita da MAR, fácil:
“num litro e meio de água aromatizada com meia cebola, uma folha de louro, um raminho de salsa, sal, pimenta e um fio de azeite, coze-se um pacote de pescada numero 3 ou maruca ou ambos (n é preciso descongelar, demora mais ou menos meia hora a cozer),”
Ora salsa... compro no mercado, arranjo, corto e congelo, já não sei se é salsa ou coentros, serve.
Há 3 postas de maruca congelada... e mais 2 ovas que também é peixe e vai tudo para o tacho.
“quando estiver cozida, tira-se a pele e espinhas e do peixe e parte-se me quadradinhos, guarda-se a água onde o peixe foi cozido. Á parte faz se um refogado com uma cebola, 2 pimentos encarnados bem picados e 5 min depois rega-se com meia chávena de vinho branco.”
Ora 2 pimentos encarnados... no congelador há pedaços de pimentos já arranjados: vermelho, verde e amarelo. Pimento é pimento!... No Alberto não encontrei vinho de mesa, daqueles em pacotes para cozinhar, mas tinham garrafas de 25cl e lá escolhi um “francês”.
“Junta-se dois dentes de alho, um tomate sem pele nem grainhas e deixa-se apurar. Junta-se o caldo de peixe devidamente passado pelo passador, meia chávena de massa pevide e coze durante 15 min.”
Irra que tirar a pele do tomate não é fácil... vai com grainhas que não fazem mal a ninguém. Massa pevide? Bolas, esqueci-me de comprar... Massa é massa... vai o resto do pacote de esparguete partido aos bocados, acho que é mais de meia chávena...
“No fim junta-se o peixe cortado e bastantes coentros picados!”
Mais bocadinhos de verde que faz de salsa e coentros. Cheira bem! Bolas, a massa ainda não estava cozida...
Bem bom! Dá é para umas 5 pessoas... receita aprovada! Obrigada Maria!

2 comentários:

Anónimo disse...

Estranhamente não temos a fotografia da praxe.. :)já vi que aldrabaste a receita toda! espero que tenha ficado boa! Bjs

DM em Caracas disse...

Para tirares a pele do tomate fazes uns cortes de cima a aixo na pele e mergulhas o tomate em água a escaldar. Quanto tiras vai ser muito fácil tirar a pele a partir dos cortes.