sábado, dezembro 29, 2007

Bibó Puorto!


(Em Setembro)
Conhecia mal o Porto, e claro que não posso dizer que agora conheço tudo, mas visitei melhor!
Pela 1ª vez estive “fora” em trabalho, com direito a estadia. É maravilhoso. Sair mais cedo e ir passear como se estivesse no estrangeiro, descobrir ruas e fotografar pontos de interesse. Estive em muitas ruas outrora apenas conhecidas no tabuleiro do Monopólio…

Apanhei o Andante até aos Aliados e comecei por descer a avenida. Faz lembrar Paris, a av da Liberdade em pequenino. Subi até à torre dos clérigos e pensava em ir até ao Palácio de Cristal. Mas a geografia do local não estava favorável, tinha uma vista maravilhosa para o rio mas um vale pelo meio que teria de contornar.

A intenção era descer até à Alfândega, por isso aventurei-me por ruas estreitas até lá abaixo. Muito giro, casinhas pequenas, mil igrejas em todo o lado, tradicional, ouvem-se asneiras a torto e a direito pelas janelas das casas.

Continuei pelo rio e fui parar à ribeira, onde a vista era mais uma vez motivo de fotografia, apesar dos dotes e dedicação não serem os melhores.
Tive pena de não ter companhia para uma bohemia e uma francesinha (a excepção para eu comer algumas carnes de porco). Subi e tentei chegar ao palácio da bolsa mas não o encontrei. Subi por outras ruelas e fui dar à Sé. Desci passando pela estação de S. Bento e fui dar novamente aos Aliados. Jantei no MacD… que tinha uma instalação muito bonita, terá sido um café bem frequentado?

Adorei o passeio, embora estranhasse a falta de gente nas ruas e o comércio todo fechado.
A vida parece menos stressada, é tudo mais perto, trânsito menos caótico. As pessoas, malta jovem, veste-se melhor, com mais “estilo próprio”. Em Lisboa há muitos betinhos e arrisca-se pouco em acessórios menos comuns e em cores mais notórias. E há lojas diferentes, giras. Já não ia às compras há algum tempo, mas “teve de ser”…
JM

3 comentários:

Anónimo disse...

Se não me engano o McDonalds era o antigo café Imperial... e lembro-me de la ter jantado à uns bons 10 aninhos :P

o tempo voa.

para umas fotos catitas do Puorto espreita aqui

Unknown disse...

Ou para saber mais aqui www.cidadesurpreendente.blogspot.com

Paulo Azevedo disse...

Imperdoável omissão ao peixinho (restaurante Mariazinha) em Matosinhos. Lamentável...