quarta-feira, junho 20, 2007

Academia de Língua Portuguesa?

Pegando no precioso comentário do SA (obg!), “As primeiras fotos são da Academia Literária Francesa, onde fazem as revisões da Enciclopédia Francesa anualmente.”, pergunto: temos alguma entidade que se encarregue do mesmo em Portugal?
Enquanto estudei espanhol rapidamente me apercebi da existência e importância da RAE – Real Academia Española, cuja função será equivalente a esta francesa. No site têm a conjugação dos verbos, publicam dicionários bons, completos e fiáveis, decidem sobre neologismos, etc.
Sempre gostei de português, de ler, de escrever e até das regras. Com o tempo a coisa vai-se esfumando, mas não tenho uma referência única de um site ou entidade oficial onde possa consultar tudo. Há sites de dúvidas e de dicionários a pagar. Mas há uma centralização do nosso português?
JM

2 comentários:

Anónimo disse...

Joaninha,

Penso que a instituição que procuras é a "Academia das Ciências de Lisboa" (http://www.acad-ciencias.pt/). Embora oficialmente não sejam os "donos" da língua portuguesa, parece que os seus dicionários são tidos como padrão.

"Recentemente" editaram um dicionário de língua portuguesa com actualização de termos no século XIX e XX (http://www.editorialverbo.pt/default.asp?s=100&ctd=1666)

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Para consulta fácil, o dicionário on-line da Universal tem todos a conjugação de todos os tempos verbais.

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx