segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Restaurante Luca

Existe o Luca e o Lucca, ambos italianos. O Luca fica na R. de Sta Marta e é caro. O Lucca fica numa transversal à Av. Roma. Ambos são barulhentos. Não sei bem o que determina o nível de ruído, para além de factores como a decoração e cores utilizadas, as pessoas podem falar mais ou menos alto.
Sábado fui experimentar o Luca, com reserva, praticamente cheio, com estrangeiros, empregados maioritariamente brasileiros.
Confesso que não fiquei muito impressionada com a carta, apesar de cada prato ter sempre uma descrição de 3 linhas, com nomes e ingredientes apetitosos. Havia quase sempre alguma coisa que não me agradava, e não costumo ser esquisita.
É caro, e como tal pode-se esperar um melhor serviço ou maior qualidade na refeição. Pequenos apontamentos falham, por infelicidade ou incompetência.
Oferecer para guardar o casaco é positivo. Mas é negativo que quando o solicitemos demore bastante.
Infelizmente ainda não há divisão entre fumadores e não fumadores e não há respeito pelos outros clientes quando fumam enquanto comemos e o fumo vem directamente para nós, nem há a preocupação de analisar o incómodo.
Ter vinho a copo é positivo, pode-se experimentar vários. Mas não é bom servir o vinho quando ainda estamos nas entradas e é destinado a acompanhar o prato principal.
Os pratos demoraram. Houve um empregado que veio dizer que estava quase a sair, o costume. É positivo avisarem já que, apesar do comentário, ainda não tínhamos exposto a situação.
O meu prato estava salgado. Disse ao empregado que tinha uma crítica e uma sugestão, mais tomate e menos sal, já que estava salgado. “Então da próxima vez diga para fazermos ao seu gosto!” Não será a resposta mais adequada. Sei lá eu como é o prato para pedir de antemão ao meu gosto? Não é standard que não venha salgado? Apesar da boa intenção fiquei com a ideia de que a crítica não ia chegar à cozinha.
Vejo as restantes mesas a receberem aqueles paninhos quentes para passar pelas mãos. É bom, gosto da ideia. Mas a nossa mesa não teve direito. Se calhar esqueceram-se.
Veio a conta, o valor total era inferior ao que se esperava. Tinha desconto. Perguntámos. Não pagámos os pratos porque demoraram muito.
Nunca me tinha acontecido, mas já tinha ouvido falar, embora no estrangeiro. Só lhes fica bem, é um compromisso que assumem, dado o preço da refeição e qualidade que querem anunciar.
Ainda assim, com desconto… Mais rapidamente volto ao Lucca.
JM

3 comentários:

dIV disse...

Não é só no estrangeiro! Por cá há mais sítios onde acontecesse! Pasma-te! :)
Na expo, no restaurante Origens Bio também fiquei muito tempo à espera da comida, e quando veio tava fria e mandei-a para trás, ficando de novo à espera. Não tive foi esses problemas todos no atendimento que falaste, alias, à parte essa espera foi excelente. Ah, e lá não ofereceram só os pratos. Como pedido de desculpa não paguei nada. Nem entradas, nem café, nem sobremesa, nem o vinho (e este n era nada barato!). Isto sim, são restaurantes que pretendem fidelizar os clientes. Recomendo! (Comida 100% bio!)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

... o vinho não se bebe com as entradas????
tá enganada a menina