segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Desta vez foi a chuva?

Em 98 era porque estava sol, era Verão e as pessoas foram para a praia. Desta vez também se ouviu que estava a chover e as pessoas ficaram em casa. Ai que flores!
Custa perceber que o referendo não cativa o direito cívico de votar. Acho que para além deste só houve o da regionalização, e do que me lembro também houve muita abstenção.
Continuamos com taxas elevadas de iliteracia, portanto também entendo que as palavras referendo, IVG, despenalização, etc, sejam algo estranhas para o comum do tuga. Apesar do tema ser bem sensível e poder estar presente na maioria da população. Mas é diferente de ver o senhor político a fazer campanha, que distribui brindes, que é conhecido da terra e que depois se associa à cruz do voto. Quem não estivesse atento aos debates da tv e rádio, mails e blogs e como a publicidade dos cartazes não chega a todo o lado, o tema podia-lhe passar quase ao lado.
Os jovens votaram mais que os idosos. Pois, talvez a mente mais alerta, menos tabu, mais vontade de mudar. Em Lisboa, Setúbal, Alentejo... o sim esmaga o não. No Norte e Madeira são outras atitudes... E a melhor percentagem do sim é superior à melhor do não.

Cheguei do sol de Barcelona para o cinzento da capital. Faltavam 2 minutos para aterrar e só via nuvens e cinzento. Valham-nos os radares e sensores... Já sabia que se estava a assistir a elevada abstenção. Cometi o erro de perguntar ao taxista se já tinha votado. "Eu já não voto, não acredito nesses..." Mas disse que se votasse era sim, sem dúvida. Mas não o convenci. Também era chato perguntar pelo Benfica que tinha perdido. Ao menos não se chateou da viagem ser curta, já estava à espera de um "tantas horas na fila do aeroporto e sai-me uma viagem até Alvalade...".

JM

2 comentários:

Unknown disse...

importa na verdade o resultado!
um passo em frente!

Abs/Bjs e Boas Ondas
70s

Nuno disse...

Mas quem te disse a ti que os taxistas são de Benfica? :)