quarta-feira, novembro 22, 2006

Actividades extra

Quando era mais nova, estudante, desde a primária, tive várias actividades extra. Andei na vela com Optimist, fiz natação muitos anos, tive breves aulas de flauta e de piano, estudei 2 anos de inglês e depois uns trabalhos no mundo da fantasia.
Comecei a estudar espanhol em Julho e vou no 3ª nível. Queria fazer o 4º e depois fazer um exame para certificado reconhecido internacionalmente, o DELE. Depois depende se acabo os 2 níveis restantes do espanhol. Depende da companhia e horários e trabalho.
E comecei em Outubro na hidroginástica. Tenho a semana preenchida, 2f + 4f espanhol, 3f + 5f hidroginástica. É bom sair 2 vezes por semana mais cedo para aprender uma língua estrangeira e debater assuntos em grupo. E apesar do custar sair da cama quentinha para ir para o frio inicial da piscina, sabe bem ginasticar dentro de água com músicas cheias de ritmo.

E depois queria estudar francês a sério, com aulas, para além das minhas sessões de estudo esporádicas aos domingos à noite, onde revejo os meus livros da escola e faço cópias. Tenho de comprar uma gramática. É giro fazer exercícios de gramática, é como se fossem pequenos jogos e adivinhas e depois vemos a solução e corrigimos logo os erros. São pequenas conquistas de batalhas fáceis, para eliminar o peso das guerras e injustiças do trabalho onde por vezes perdemos e percebemos que ainda temos muito para aprender.
Isto de só trabalhar e dormir chateia. Parece que a vida vai passando e aguardo ter mais tempo para fazer o que gosto. Mas como o tempo nunca chega, tem de se esticar o existente. A pilha de livros para ler não diminui. Na cabeceira tenho várias leituras fáceis para distrair. Já consigo ler a Glamour espanhola e perceber praticamente tudo. Está para começar uma leitura de um livro em francês e outro em espanhol.

Quando consigo também gosto de pintar. Tenho livros daqueles de colorir, mesmo de crianças, que pinto com lápis de cor, de cera e aguarelas. Diverte-me. Tenho várias ideias de quadros mas nunca saem muito bem. Também não lhes dou muito tempo e maturação, se não sai bem à 1ª fica como está...
Aqui estão 2 exemplos mas de paint-it-yourself, ie, tem o desenho e um guia para cores a pintar.
Estão em exposição permanente na nossa sala. A casa tem vários pregos pelas paredes, tinhamos de os tapar!
JM

Sem comentários: