domingo, outubro 22, 2006

De regresso...

Após um mês de ausência, estou de regresso.
A tudo: a Portugal, à minha casa da Costa, à minha casa de Lisboa (logo à noite), à minha família, aos meus amigos, ao meu carro (que saudades do meu verdinho...), à Lusa (amanhã), ao ginásio (errr... um dia destes).
Enfim, de volta à minha "vida", depois de um mês fora que me pareceu muito mais longo.
Vi muitas caras, conheci muita gente, comi muitas coisas novas, visitei muitos sítios, fiz muitos km (a pé e de carro...), festejei os meus 26 anos em Santiago (obrigada a todos os amigos que me enviaram sms ou ligaram!).

Saí de Lisboa, com o Alexandre, no dia 24 de Setembro, rumo a Biarritz e Hossegor, no sudoeste de França, onde estava a decorrer uma etapa do campeonato mundial de surf.
Giro, muito giro. Ver os "prós" todos os dias ali, mesmo ao nosso lado, no mesmo restaurante, a cruzar-se connosco nas ruas... Roupas coloridas, muitas tatuagens, rastas, pés descalços. Boa onda! Gosto!
Depois de uns 4 dias, malas no carro e mais de 600 km até Clermont Ferrand, pra ver família do Alexandre. Visitar cidades, igrejas, monumentos, uma estância de neve, lagos perdidos no meio da montanha, aldeias adoráveis, todas em pedra, comer "truffaude" (não sei se isto se escreve assim - um puré de batata misturado com um queijo francês que se come com presunto e, no meu caso, com alface...). Muito bom!
4 dias depois, voltar a atafulhar o carro com as malas e... 1000 km até Avilés, perto de Oviedo, nas Astúrias, para me encontrar com a minha amiga Pilar, a minha companheira do Caminho Primitivo. Conhecer a família dela, gente absolutamente encantadora, sentir-me em casa, beber muita sidra, tentar imitar o gesto de entornar a bebida para um copo que se agarra abaixo da cintura, com a garrafa acima da cabeça, comer "favada", uma espécie de feijoada com muita carne (no meu caso, comer só os feijões), experimentar "coajada" com mel, uma sobremesa branca que eu acho que leva requeijão, mas não tenho bem a certeza...
E, no dia 03 de Outubro, com a mochila (outra vez com 10 kg!) às costas, começar o Caminho Primitivo, em direcção a Santiago de Compostela. Pela nossa frente mais de 320 km e 15 dias de caminhada por montanhas, bosques, "pueblos", cidades. (depois conto mais pormenores...)

Foi bom, muito bom! Mas é bom estar de volta!

JH

8 comentários:

mak disse...

...

sérgio alcântara disse...

bom regresso à realidade...

Anónimo disse...

Minha amiga , ke saudades ke tinhamos , nen imaginas a falta ke fazes , beijos.

Anónimo disse...

(L)

.G disse...

Truffade! - sem u!

ps. a ausencia fez-se notar!

Mafi disse...

Querida Joana, não te enviei msg porque achei que não tinhas levado o telefone! Aionda bem que o teu périplo de um mês correu tão bem! grande beijinhos, Mafalda

jls disse...

Figueira da Foz (queria eu), 25 Out (Zé Luís) – Grandes férias as tuas. Grandes, não em extensão (também foram, pronto) mas, pelo relato, em conteúdo. Biarritz, ai (já suspiro e tudo) … que saudades! E recuso-me a comentar o que praí vai de comes e bebes que já me basta estes meses de interior deste pequenino país – sem ginásios de jeito mas com muito boa comida (e muita, ‘jasus’) para fazer disparar, para cima, a porcaria da balança!
Regressando ao conteúdo do texto… com que então mundial de surf? Bem bom. Também já tenho saudades, especialmente da altura em que a etapa do mundial “aterrou” na Figueira (por alturas do teu ‘amigo’ Santana) e eu lá convenci a Lusa a “deixar-me” fazer a reportagem. Isso é que era vida de jornalista. Pés na areia, calçãozinho, bloco de notas e o mar ali tão perto. Ai, ai (outra vez, eu sei!)
De resto, no que ao teu blog diz respeito, retrocedi uns dias nos textos até chegar a 01 de Setembro. Com que então o Sá Rodrigues foi a “vítima” da tua primeira edição? Antes ele que eu, eh eh eh!
Já chega, por hoje!
Bjs.

JLS
Fim

PS- LIVRA-TE DE EDITAR ISTO! (ah, ah, ah… não resisti!)

E outra(s) coisa(s): “Ratilde Mamalho”? Essas é que não chegam à província, achas bem? Já lhe vou ligar… :) E parabéns pelos 26 anos (também não chegou cá a informação… raio de Agência a tua… errrr…. Pois!)

Anónimo disse...

Coajada con miel é coalhada com mel. A sombremesa é branca porque a coalhada é leite... coalhado. Receita: "Coloque um litro de leite no fogo. Pouco antes de ferver, desligue e deixe amornar. Reserve. Coloque umas quatro colheres de sopa de leite em pó numa vasilha de vidro, junte um pouco de iogurte e misture bem, até que o leite em pó esteja dissolvido. Acrescente o restante do copinho de iogurte, mexendo bem. Coloque esta mistura no leite morno, misture bem e tampe a vasilha. Estará no ponto, quando estiver cremosa, depois de umas cinco horas ou no dia seguinte. Aí é só adoçar com mel". Bom apetite.