sexta-feira, outubro 20, 2006

Atrás no tempo


Viajar entre países com diferença horária é sempre engraçado, saímos da Finlândia às 8h35 e chegámos à Suécia às 8h35, sempre bom ter mais uma hora de dia! Mais uma vez, o voo devia funcionar de autocarro para os executivos a trabalhar nos seus portáteis durante a escassa hora de voo. As malas vieram, que eficiência!
Apanhámos o Arlanda Express para a cidade, ainda a poder gozar do bilhete a metade do preço por ter 25 anos. Será que vamos ter um serviço destes expresso no aeroporto novo? Não sei porquê, não me cheira, mas deviam, pelos exemplos europeus muito funcionais!
Ainda demos uma volta mas o hotel ficava mesmo por cima da estação de comboios, how convenient!
Como era cedo para check-in, iniciámos o passeio pela cidade, meio baptizada de chuvinha. Vimos a parte velha “Gamla Stan” com um render demorado da guarda do palácio real, ruas estreitas, lojinhas de souvenirs com os inevitáveis postais com as caras da família real, visitas históricas. Visitámos o museu Nobel que tinha uma exposição dedicada ao Einstein. Não consegui ver o placard do Saramago na estrutura rolante do tecto do museu.
Comemos num Sushi&Wok, para satisfazer o gosto da especialidade e provar modalidades diferentes. Em cada esquina, como não podia deixar de ser, uma Hennes&Mauritz, mais conhecida por H&M, a cadeia sueca que demorou a chegar ao nosso país.
Voltámos ao hotel para descansar um bocadinho, o início do dia foi cedo e cansativo. No hall do hotel há sempre bolachinhas, chá, café e água para os hóspedes, que simpatia!
Apanhámos um bus para ver a torre Kaknas, de TV com vista panorâmica. Um bocadinho isolado, mas na Suécia não há perigo, é o que nos dizem. De facto senti-me segura.

O bar Absolut, feito de gelo, era mesmo perto do hotel mas enche sempre e é muito pequeno, segundo testemunho real da mana Sara e cunhado João que lá foram uns dias antes. Não fomos.
JM

Sem comentários: