sexta-feira, setembro 22, 2006

O Outono começa amanhã

Hoje de manhã quando ia para o trabalho estava o arco-íris à espreita. É bonito. Mas está associado a sol e chuva. E portanto desatou a chover e molhei-me toda.
Ontem foi pior, o caos, vi um acidente a acontecer, saltitei poças de água, os carros passam e molham os transeuntes, as pessoas chocam entre chapéus de chuva, o blazer do fato caiu ao chão molhado e sujo a 10mins da 1ª reunião do dia. Foi um bom início.
E aí está o fim do Verão...

"O Outono chega a Portugal amanhã às 05h03, marcando o início de um novo ciclo da vida vegetal e animal e igualando o tamanho do dia ao da noite, informou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
Ao contrário do que normalmente se pensa, o começo do Outono não ocorre sempre na mesma altura, já que esta data é estabelecida a partir de cálculos matemáticos para se ajustar ao movimento da Terra.Segundo o OAL, este ano o equinócio de Outono ocorre às 05h03 em Portugal Continental e Madeira e às 04h03 nos Açores, instante que corresponde a uma dada posição do Sol no espaço.Trata-se do "instante em que o Sol corta o equador celeste" no seu movimento aparente anual, sendo aqui o comprimento do dia igual ao da noite.Conforme explicou uma astrónoma do OAL, o Sol parece mover-se, mas na realidade este movimento aparente é o resultado do movimento de translação da Terra em torno do Sol.A duração do tempo que o Sol leva até regressar à mesma posição deu origem à medida de tempo "ano" (ano trópico), de grande "importância para a humanidade " na medida em que inclui o ciclo das estações e consequentemente o ciclo da vida animal e vegetal.Acontece que o ano não comporta um número exacto de dias: tem 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 45,2 segundos.Assim, a data do início da Primavera e do Outono diferem de ano para ano."Depois de um ano comum de 365 dias, as estações começam, em média, cinco horas e 49 minutos mais tarde nesse ano. Para corrigir esse desvio um dia adicional é introduzido todos os quatro anos (ano bissexto)", explica a especialista.Daqui resulta que depois de cada quatro anos há um salto de um dia para trás.A entrada na hora de Inverno ocorre este ano às 02h00 de dia 29 de Outubro, altura em que os relógios deverão ser atrasados 60 minutos em Portugal Continental e na Madeira. No arquipélago dos Açores, a mudança ocorre à 01h00, devendo os relógios ser atrasados para as 00h00."
JM

3 comentários:

Nuno disse...

Isso tudo para explicar o inicio do Outono!! És mesmo Engenheira :)

.G disse...

Curioso e muito interessante o tema dos calendários, não resisto e acrescento:

1 ANO SOLAR = 365,242199 dias, que é o mesmo que dizer aproximadamente 365 e um quarto de dia. Isso explica a correcção através da introdução de um 366º dia de 4 em 4 anos (que acontece nos anos múltiplos de 4 – ano1998, 2000, 2004, 2008, etc... ).
Sendo o ano apenas aproximadamente da duração de 365, 25 dias persiste um erro ou desfasamento de - 0,00781 dias por ano que parece relativamente pouco... ou não.
De facto o desfasamento que persiste depois da introdução do ano bissexto corresponde a um dia de atraso a cada 128 anos. Ou seja, a cada 128 anos torna-se necessário suprimir um dos 29s de Fevereiro previamente introduzidos. Estabeleceu-se para o calendário gregoriano (gregoriano de Papa Gregório XIII) que seriam bissextos todos os anos múltiplos de 4, excepto se for múltiplo de 100, sendo que os múltiplos de 400 seriam sempre bissextos. Ou seja o ano 2000 seria obrigatoriamente bissexto mas o 2100, 2200, 2300 não o seriam.
Na prática isso significa que há 97 anos bissextos a cada 400 anos e que o ano tem a duração de 365, 2425 dias... mas como não há calendários perfeitos este tb tem o seu desfasamento, no caso, um pouco menos de 1 dia a cada 3000 anos – perfeitamente razoável do meu ponto de vista... creio que não me daria conta!... por esse motivo no calendário moderno tb não serão bissextos os anos múltiplo de 3300... ou seja os anos 3300, 6600, 9900 tb não serão bissextos... e com isto creio que já fui longe de mais no tempo.

Outra curiosidade: nenhum de nós passará por um reajuste como o 1582. Nesse ano, o da transição do calendário juliano (concebido pelo astrónomo grego Sosígenes e adoptado por Júlio César) para o calendário gregoriano, o dia 4 de Outubro foi seguido pelo dia 15 de Outubro.... imagina que te roubam 11 dias de férias?!

.G disse...

sou um tonto... fascinado pelo relogio e pela ciencia mas obviamente nao tenho todos estes numeros e nomes na cabeça (cabeça essa, que até me doi, que até está de ressaca e que até me pede encarecidamente que nao me esforçe muito...) e por isso os dados sao porvenientes de:

http://www.profcardy.com/artigos/calendas.php


abraço e obrigado por me darem, nesta manha, vontade de saber mais ainda que a minha cabeça nao o desaconselhe.