quarta-feira, julho 12, 2006

De regresso

Pela primeira vez na vida fui, com uns amigos, fazer campismo selvagem. Gosto muito de acampar e já estava com algumas saudades. Achei que a falta de água corrente e de um wc seria, obviamente, complicada, mas até pensei que iria ter piada ver como me "desenrasco".
Fomos para uma barragem ao pé do Cercal, no Alentejo. Um sítio muito bonito e, acima de tudo, muito calmo.



vista da minha tenda


Estava a correr tudo muito bem, apesar das constantes alterações de clima - chuva, sol, encoberto mas muito calor - até 3ªf à noite...
A partir de meio da tarde, começámos a sentir um vento fortíssimo, com rajadas tão poderosas que fizeram a minha tenda desabar e partiram as varetas da tenda de um casal. Já víamos os relâmpagos ao longe e ao fim da tarde, vimos um incêndio do outro lado da margem, que não durou muito tempo.
O problema foi que, por volta das 21h, apareceu um novo fogo, mais perto, e o ar tornou-se irrespirável, por causa do vento, do fumo e da poeira. Entretanto a trovoada não parava e soubemos, por telefone, que aquele incêndio tinha sido provocado por um relâmpago.
Ok, foi a nossa deixa. Arrumámos tudo a correr, tudo pra dentro dos carros e, vamos embora!
Ouvimos depois nas notícias, à meia-noite, que aquele era um dos dois incêndios no país não circunscritos àquela hora...

este foi o primeiro incêndio


JH


1 comentário:

mak disse...

interessante...