quinta-feira, julho 20, 2006


Comida, muita comida, muito barata, muita fruta, maravilhosa, sucos, bolinhos, salgadinhos, lanchonetes, café da manhã:

Amendoim, paçoquinha, pão de queijo, queijo catupiry, queijo minas, queijo prato, aipim, mandioca, coco, tapioca, feijão fradinho, cocada, goiaba, mamão, maracujá, abacaxi, doce de leite, dendé, carne de sol, mingau (de chocolate, que maravilha!), bananas de vários tipos, melancia, milho, batata doce, siri, camarão, lagosta, acarajé, abará, coco gelado, manga, açaí, pinha, picolés, gelados kibon (os nossos Olá), cerveja (Skol, Brahma, Schin…), caipirinha, guaraná, pamonha, balas… é fácil comer de tudo.
Os doces são muito doces. As frutas são tropicais e muito baratas para o que estamos habituados, para as mangas e mamão, principalmente.

As brasileiras são cheínhas, mas também são muito gulosas.

O dendé dá cabo do estômago. No Senac, escola de cozinha no Pelourinho, buffet com qualquer coisa como 48 pratos mais umas quantas sobremesas. Para se provar a comida típica tem de ser um bocadinho de cada, sendo que cada prato não combina com os vizinhos, muita variedade, muita mistura.

Na rua consegue-se comer um cachorro por 1 Real (aprox. 35cêntimos). Ou então um salgadinho e um refresco por 1R. Coxinhas de frango por 0,25R.

Os ‘potes’ de iogurte têm sabores adaptados, em vez dos estritos habituais tutti-fruti, morango, banana, etc, há com sabor a goiaba, mamão, etc.

A necessidade é a mãe de todas as invenções, como há pobreza, criam-se empregos e necessidades.
Numa paragem de autocarro, uma pessoa vende chocolates. Vai ao supermercado, compra um pacote, daqueles com miniaturas de chocolates de vários sabores e depois vende à unidade. É como comprar um pacote de bolachas e vender individualmente.
Dentro dos autocarros vão entrando e saindo vários vendedores, devidamente identificados, autorização do Governo. Trazem a comida, bebida e tabaco aos passageiros. Portanto, numa viagem longa de autocarro, onde se atravessa a cidade inteira, com várias paragens e cruzamentos, se apetecer um chocolate, água, suco, pastilhas, balas, tabaco, compra-se ao vendedor. Não me pareceu mau! Comprei 4 chocolates diferentes (tipo Mars ou Twix) por 1R.
O discurso está montado: “compre um chocolate para você, para a sua família, amigos, vizinha, faça uma surpresa ao seu namorado, marido…”

JM

Sem comentários: