terça-feira, março 21, 2006

Primavera

Quando era pequena, a Primavera começava dia 21 de Março, mas os tempos mudam e este ano começou dia 20, ontem. Os passarinhos, andorinhas, flores e dias mais bonitos (e compridos) é o que se espera.
Hoje é o Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore.
Quando era pequena, no dia de hoje era costume plantar uma árvore na escola. Era giro, reuníamos em redor do buraco já feito por um senhor e íamos colocando terra e depois água. Um acto simbólico de grande importância. Um colega meu comentou que em lugar das árvores que plantara na primária, passava agora uma auto-estrada. Que bom.
"O uso sustentável das florestas contribui para a melhoria da qualidade do ar que respiramos" in calendário ecológico do Pingo Doce. E não só. Todos os anos ardem em Portugal milhares de hectares de espaços verdes. E não são só árvores, é a flora e a fauna de todo um espaço, local, área circundante que fica afectado. Depois quando chove a lama arrasta-se pelas encostas abaixo, os pássaros e animais terrestres não têm sítio para onde se abrigarem com ninhos ou tocas. As abelhas não têm poiso e depois não há mel (aumenta o preço, claro). Espécies protegidas correm mais risco, o oxigénio não se renova, os solos ficam pobres, a desertificação aumenta, etc.
Considero-me ecologista e ambientalista qb. Reciclo bastante e poupo nos recursos. Não deixo a água a correr no banho, na lavagem da loiça, nem quando lavo os dentes.
Ainda temos muito para evoluir na protecção da natureza. A importância que se dá à floresta, em Portugal, é irrisória. Basta ir à vizinha Espanha ou resto da Europa, Américas, para perceber que se preocupam e fazem algo para a proteger e valorizar.
Plantem árvores! Depois só fica a faltar o filhote e o livro!
JM

Sem comentários: