terça-feira, fevereiro 14, 2006

Dia 14 de Fevereiro

Sem ofensa para quem o comemora, este Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, sempre me pareceu uma grande treta!
Não há paciência para corações insufláveis a dizer "I love you", para as montras das lojas cobertas de corações vermelhos recortados, para os ursinhos de peluche a segurar corações... a dizer "I love you", para os chocolates em forma de coração, para os boxers com corações, para os relógios com corações... Não, não tenho qualquer tipo de fúria anti-corações nem sequer contra o romantismo. Só embirro quando há dia e hora marcada para se ser romântico ou para se mostrar à outra pessoa o quanto se gosta dela...
Tudo aos pares, nos restaurantes, a fazer fila à porta, as mesas postas para dois, à espera que um casalinho saia e seja logo substituído por outro... mas também nos cinemas, nos jardins, os namorados a oferecer flores e peluches às meninas e elas a retribuir com um par de boxers e uma moldura com uma fotografia dos dois, de preferência abraçados ou na praia.
É um dia terrível para jantar fora ou ter alguma actividade social e por isso acabo sempre por refugiar-me em casa, longe de todos os casais agarradinhos e aos beijinhos. Desta vez, na casa da minha mãe...
Sempre disse que este é o "Dia dos Foleiros" (mais uma vez, sem ofensa para quem o celebra), e nunca o comemorei, em mais de 10 anos de namoro non-stop. Nem sempre com o mesmo namorado, é claro...
Nestas coisas, tenho muito mais o lema do "Natal é quando o homem quiser"...

Hoje é também o dia em que o meu amigo Zé faz 35 anos. Já não o vejo há mais de um mês, foi para a Índia, o único sítio onde é verdadeiramente feliz, e eu fico feliz por ele estar lá, apesar de ter saudades dele e das nossas conversas cheias de misticismo, vinho branco e confidências.
Por isso, o Dia dos Foleiros passa a ser oficialmente o dia de anos do Zé. E do Dedi, também!

JH

2 comentários:

Mafi disse...

hum...como é que é já escrever casa da mãe? :)

Anónimo disse...

poxa, falou de restaurantes, cinema e tals....esqueceu do motel né fiota, ou ainda vai pra casa da mae?