domingo, dezembro 18, 2005

Shopping

Isto de passar os dias a trabalhar sempre sentada é uma chatice. Depois nas férias andamos quilómetros e ao fim do dia parecemos uns velhos, ai ai dói-me as pernas e os pés...
Fomos a Camdem ver a feira de mil variedades culturais e onde se encontram pessoas e coisas estranhas à venda. Tem a parte dos punks e góticos, muitos outros estranhos, artesanatos com muita imaginação, etc. Passámos Covent Garden e corremos a Regent e Oxford Street, nas compras de Natal. É fácil gastar dinheiro quando se vêm muitas coisas diferentes e giras. A maioria das coisas tem um preço pouco acessível mas também há saldos e promoções. O simples facto de haver muita variedade e muita oferta ajuda na escolha. Em Portugal há menos lojas por onde escolher, quase todos nos vestimos nas mesmas lojas.
Frio, muito frio, cachecol, luvas e chapéu são imprescindíveis.

Porque não temos os passeios rebaixados como aqui? Facilita a vida de todos aqueles com fraca mobilidade. É frequente vermos pessoas em cadeiras de roda a circular sozinhas e independentes. Também ajuda os idosos e crianças pequenas. E até se deve gastar menos pedra! Mas os nossos passeios têm calçada bonita, enquanto aqui são cinzentos de alcatrão.
Ter carro é um luxo, apesar de ser muito regular ver limousines nas ruas. Por ser caro ter e manter carro, por serem muitas pessoas em pouco espaço e por não haver muitas garagens nem parques, todos andam de transportes. E não é muito melhor? São frequentes e eficazes, a rede cobre a cidade toda e a poluição não se sente no centro da cidade.

E os maravilhosos Starbucks... Ainda demora muito a chegar a PT? Aquele chocolate quente a que podemos adicionar a gosto baunilha e canela e chocolate e ... Mas pronto, o expresso custa 2 euros...

JM

1 comentário:

Anónimo disse...

ter carro em Londres não é um luxo... trazer carro para o centro de Londres isso sim é luxo... mas com um sistema de transportes que funciona... a questão é "porquê trazer carro para o centro de Londres?" e é claro que a congestion charge (8 libras diarias) também ajuda.

o facto de não existirem carros estacionados em cima dos passeios, nas passadeiras, etc. tb ajuda à mobilidade. Enfim, tenho fé que um dia também por estas bandas se evolua um pouco e outros possam dizer o mesmo quanto ao nosso transito/estacionamento. De quanquer forma espero sentado.